Com alto numero de inadimplentes, o fundo de financiamento ao estudante do ensino superior (FIES) oferece renegociação de dívidas com descontos que chegam a 92%, porem o prazo para tentar a renegociação está chegando ao fim.
Leia o artigo abaixo, e saiba se você pode se beneficiar do desconto oferecido.
Fies |
O que é FIES?
Criado em 1999, o FIES é um programa do ministério da educação do Brasil que tem o objetivo de financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
O programa sem sombra de dúvidas ajudou muitos jovens a obterem um diploma no ensino superior. O grande problema que muitas pessoas encontram é começar a vida profissional já com uma divida. Muitos formandos não encontram trabalho, ou ainda que encontrem, o trabalho não paga o bastante para seu sustento e pagamento da dívida, então, o numero de inadimplentes subiu bastante nos últimos tempos.
Renegociar dívidas FIES, como funciona?
Os estudantes inadimplentes com o FIES podem renegociar suas dívidas com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal até o dia 31 de agosto de 2022, o prazo teve inicio em 7 de maço, portanto há pouco espaço de tempo para os estudantes que ainda desejam fazer a renegociação.
Quem pode renegociar a inadimplência com o FIES?
Estudantes com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas com formalização do contrato tendo sido feita antes de 2018.
Para saber se tem direito a renegociação, o estudante pode clicar nos links abaixo e fazer simulações com o banco que fez o contrato.
- Estudante que fez contrato com a Caixa Econômica Federal.
- Estudante que fez contra com o Banco do Brasil. Neste caso a renegociação pode ser pelo aplicativo do banco, basta clicar em “Soluções de Dívidas, Renegociação Fies”.
Quais as penalidades a quem não pagar as parcelas da renegociação?
Se mesmo após a renegociação, ainda houver inadimplência por parte do beneficiário do programa FIES as penalidades serão:
- Encargos financeiros previstos no contrato;
- Juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês sobre o valor das parcelas não pagas;
- Multa de 2% tanto sobre os valores “perdoados” na dívida quanto sobre o saldo restante.
Esperamos que com a leitura deste artigo suas dúvidas sobre a renegociação de dívidas do fundo de financiamento ao estudante do ensino superior (FIES) tenham sido sanadas.
⬇ Compartilhe essa informação ⬇